36 º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Gonçalo

No passado dia 9 de abril de 2016, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Gonçalo assinalou o seu 36 º Aniversário.

Foi um dia de grandes emoções e sentimentos em que lembrámos todos aqueles que contribuíram para a construção desta importante instituição Gonçalense. Para além do passado, a celebração do aniversário serviu, também, para projetar a nossa Associação Humanitária de Bombeiros para o futuro.

Nas comemorações deste ano, contámos com a honrosa presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, que presidiu, com simpatia e amizade, às cerimónias oficiais do nosso 36 º Aniversário.

Para além do Senhor Secretário de Estado, marcaram, também, presença, nestas comemorações, o Senhor Deputado do Círculo Eleitoral da Guarda e grande amigo da nossa Associação, António Santinho Pacheco, o Senhor Deputado e ex-Secretário de Estado da Proteção Civil, José Miguel Medeiros, o Senhor Diretor Nacional de Bombeiros, Pedro Lopes, o Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Monteiro, o Senhor Vereador da Proteção Civil, Sérgio Costa, o Senhor Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, António Fonseca, o Senhor Vice-Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Gil Barreiros, o Senhor Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda, Paulo Amaral, a ex-Governadora Civil da Guarda, Maria do Carmo Borges, os Senhores Presidentes e Comandantes de algumas Associações congéneres e amigas, dos Distritos da Guarda e Castelo Branco, bem como, os Presidentes de Junta de Freguesia da nossa área operacional.

Estiveram, também, presentes, o Senhor Comandante do Destacamento Territorial da GNR da Guarda, o Senhor Comandante do Posto Territorial de Gonçalo e o nosso Pároco de Gonçalo, Padre Toni, recentemente nomeado pelo Senhor Bispo da Guarda como Capelão dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo.

Agradecemos a generosa participação dos associados, da população em geral e, naturalmente, dos nossos bombeiros bombeiras e seus familiares. Afinal de contas, esta festa só tem sentido com os bombeiros e para os bombeiros. Todos juntos, éramos mais de 200 pessoas a participar neste importante acontecimento da vida da nossa Associação Humanitária de Bombeiros.

Durante a Sessão Solene, o Presidente da Direção da AHBVG, devidamente mandatado pela restante Direção e pelos demais Corpos Sociais presentes, apelou ao Senhor Secretário de Estado da Administração Interna para que se empenhasse no processo da obra de ampliação do Quartel de Bombeiros Voluntários de Gonçalo, uma necessidade urgente, no entender da Direção, do Comando e do Corpo Ativo.

O projeto já se encontra aprovado pela Câmara Municipal da Guarda.

Trata-se de mais uma obra importante para a nossa terra. Mais uma causa que todos devemos abraçar como sendo "nossa causa".

Por isso, é tempo de reunir vontades e sinergias para que o projeto passe do papel à obra real.

Todos somos poucos.

Vamos a isto e mãos à obra, que é de todos!

Longa Vida aos Bombeiros Voluntários de Gonçalo!